segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Historíco da SAF de Itapema


Historíco da SAF de Itapema



No dia 22 de Dezembro de 1952, foi realizada a reunião de reorganização da SAF de Itapema, tendo como Presidente a irmã Maria Bernardes e como secretária a irmã Oromina Concórdia Santos.
O Departamento Rute foi organizado em 18 de Janeiro de 1967, tendo como Relatora a irmã Odete Severino. Em Maio de 1991, este Departamento passa a ser chamado de Cristina Severino. Nesta época a Presidente da SAF era a irmã Maria Ledir Santos Abreu.

No dia 27 de Março de 1968 consta em Ata que no culto e Ação de Graças pelo dia da Casa Editora Presbiteriana foram vendidas algumas prendas em benefício da construção da casa pastoral, decidindo-se fazer arrecadações com o mesmo fim, a cada três meses. No dia 18 de Agosto de 1968 o Rv. Célio João Duarte, numa plenária, levantou o Movimento chamado de Lavoura de Deus, onde falou da importância das mulheres se engajarem no serviço à Igreja, como um dever sagrado que temos para com Cristo. Assim deu-se início aos trabalhos manuais, como temos atualmente na Oficina Dorcas.

Em Março de 1977 deu início ao Departamento Priscila, tendo como Relatora a irmã Irene Seberino. A Presidente da SAF era a irmã Claudete Bittencourt. Em Março de 1986, este Departamento teve seu nome para Francisca Santos.

Em Janeiro de 1980 deu início ao Departamento Adélia Martins, tendo como Relatora a irmã Maria Santos Reis. A Presidente da SAF era a irmã Maria Eliza Santos.

Em Janeiro de 1987 o Departamento Francisca Santos é subdividido em dois, formando-se então o Departamento Priscila, tendo como sua Relatora a irmã Elcy Santos. A Presidente da SAF era a irmã Sônia Oromina Seberino.

Em Janeiro de 1994 o Departamento Priscila passa a ser chamado de Margarida Santos, tendo como sua Relatora a irmã Maria Ledir S. Abreu. A Presidente da SAF era a irmã Maria das Neves Silva.

Em Janeiro de 1995 dá-se início ao Departamento Hermenegilda, tendo como Relatora a irmã Cláudia Pereira Francisco. A Presidente da SAF era a irmã Sônia Oromina Seberino.

Em 04 de Abril de 1995 deu-se início ao Departamento da Congregação do Morretes, tendo como dirigente a irmão Maria Ledir S. Abreu, que recebeu o nome de “Departamento Dulciné Cunha” no dia 26 de Agosto de do mesmo ano.

Em 27 de Janeiro de 1998 formou-se o Departamento de Mata de Camboriú, tendo como suas Relatoras as irmãs Idaleti Alaíde Barros de Souza e Maria Ledir S. Abreu. A presidente da SAF era a irmã Sônia Oromina Seberino. No dia 05 de Dezembro do mesmo ano este Departamento passa a ser denominado de Maria das Neves.

Em Abril de 2003 deu-se início ao Departamento Irene, da Congregação do Sertão, tendo como Relatoras as irmãs Neuza Ferreira e Rízia Pereira. A Presidente da SAF era a irmã Lenilda Tosti Fernandes.

Em Abril de 2005 organiza-se o Departamento Maria das Graças, da Congregação de Porto Belo, tendo como Relatora a irmã Ângela Storino Alves. A Presidente da SAF era a irmã Ângela Regina Braga.

Em 12 de Novembro de 2006 foram organizadas as SAFs: da Congregação do Bairro Morretes, sendo que os Departamentos Dulciné, do Morretes e Irene, do Sertão, passam a fazer parte da mesma; e da Congregação de Porto Belo, transferindo-se para a mesma, o Departamento Maria das Graças.
        
Em 20 de Março de 2009, foi formado o Departamento para jovens senhoras, denominado de Rosa de Saron, tendo como Relatoras as irmãs Adriana Francisco da Silva e Naiane Cristina Santos Abreu Severino. A Presidente da SAF neste ano é a irmã Eunice Ferreira Lima de Matos.
         
Em 13 de Dezembro de 2009 o Departamento Maria das Neves, da Congregação do Bairro Ilhota, é organizado como SAF, deixando de fazer parte da SAF da Sede.

Em Março de 2010, a SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Itapema, tendo como presidente a irmã Márcia Olindina Santos Cardozo, aprovou a formação do Departamento “Lírios do Vale”, da Congregação de Tijucas, SC, designando como sua primeira Relatora a irmã Ângela Airoso Silva. Este Departamento iniciou-se em reunião realizada no dia 20 de março de 2010, na residência do Miss. Sebastião Ferreira da Silva, sendo arroladas (05) cinco sócias

Em 15 de Fevereiro de 2014 foi organizada a SAF da Congregação do Bairro Meia Praia, sendo que o Departamento Adélia Martins passou a fazer parte da mesma.


No momento, a nossa SAF possui 76 sócias e é constituída por seis Departamentos, sendo eles:

·        Departamento Cristina Severino;
·        Departamento Francisca Santos;
·        Departamento Hermenegilda;
·        Departamento Margarida Santos;
·        Rosa de Saron;
·        Lírios do Vale.