sábado, 20 de dezembro de 2014

TRABALHO FEMININO da Igreja Presbiteriana do Brasil


A Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil. Tem como  objetivo organizar as atividades realizadas com as mulheres de cada igreja local. As SAF têm uma preocupação especial com o     bem estar das mulheres nas igrejas e também com a evangelização. Como todos os demais departamentos, a SAF sempre têm suas reuniões que vão mais além da simples convivência: as mulheres costumam ser as organizadoras dos eventos benéficos e comidas de convivência entre os membros das igrejas. 
A SAF possui uma revista de circulação nacional chamada “SAF em revista”, onde se pode encontrar testemunhos de várias mulheres, artigos, reflexões e, como não pode faltar em uma revista feminina, receitas culinárias. 

Suas origens remontam a 1884-85. As primeiras federações femininas surgiram na década de 1920. O primeiro congresso nacional reuniu-se na I.P. Riachuelo, no Rio de Janeiro, em 1941 e o segundo congresso realizou-se também no Rio de Janeiro em 1954. A SAF em Revista foi criada em 1954.

Moto da SAF
 “Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.”  
- extraído do final da tese “A Mulher Presbiteriana como Embaixatriz do Reino de Deus”, apresentada por D. Maria Pereira Alves, em 1949, no Congresso da Confederação Sinodal Central (com a modificação de “embaixatrizes” para “auxiliadoras”).

 Lema da SAF    Sê tu uma bênção  (Gn 12.2)

Hino do Trabalho Feminino “Aspiração Feminina” – Nº 325 do Hinário Novo Cântico


Igreja Presbiteriana de Itapema


Nossas “meninas” da Igreja Presbiteriana de Itapema são criativas, divertidas, inteligentes e produtivas. Elas fazem programas interessantes e criam oportunidades que geram união e um clima de muita amizade. 
A Bíblia diz que a “mulher sábia edifica a sua casa”, e em Deus, as mulheres da nossa igreja buscam.
Ser parte deste time de mulheres, casadas ou não, é entrar para uma seleção de pessoas bem resolvidas, vitoriosas e que sabem fazer o bem.O olhar para o próximo e a busca por ajudá-los é parte constante dos nossos alvos.
Sabemos que toda mulher enfrenta lutas. Além das lutas diárias da vida, existem os episódios tristes e difíceis. Unimos nossas forças, pedimos a ajuda de Deus e nos apoiamos, sempre, com encontros para o estudo da Bíblia e oração.

Abaixo fotos dos grupos departamentais:



Deptº Margarida Santos

Deptº Cristina

Deptº Rosa de Saron

Deptº Francisca

Deptº Hermenegilda

Deptº Lírio dos Vales



SAF ITAPEMA 2014