segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Comemoração do dia do homem e da mulher Presbiteriana. 14 de Fevereiro de 2016




DIA DA MULHER E DO HOMEM PRESBITERIANO

1º. Domingo de Fevereiro: Dia do Homem Presbiteriano (UPH)
2º. Domingo de Fevereiro: Dia da Mulher Presbiteriana (SAF)

           Parabéns a todos os homens e mulheres que compõem a União de Homens Presbiterianos e a Sociedade Auxiliadora Feminina respectivamente. Esses dois domingos reservados para homenageá-los são importantíssimos, pois lembram-nos que na história da Igreja Presbiteriana do Brasil, existiram homens e mulheres comprometidos com a verdade e fiéis ao trabalho do Senhor Jesus.
Louvamos a Deus, porque na história da Igreja Presbiteriana de Cordeiro o Senhor levantou homens, como Noé, que ousaram andar com Deus no meio de uma geração longe do Senhor. Levantou também mulheres, como Débora, que lutaram pelo seu povo, pela sua igreja, mantendo-a em pé.
Não esqueçam que o Senhor chamou vocês para a sua seara, a fim de apresentarem os vossos corpos por sacrifício vivo, santo, e agradável a Deus (Rm.12.1). Com certeza o Senhor vê o trabalho que irmãos, tanto saudosos, como hodiernos realizaram e realizam nesta igreja e que não ficarão sem a devida recompensa. Vocês que têm pago o preço para ver essa obra prosseguindo, podemos aprender um pouco do amor que Paulo fala em 1Co.13.7 “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Pois não chegariam até aqui se não amassem o Senhor a Sua obra.
Portanto, meus amados e amadas irmãs, alimentem mais e mais esse amor que dedicam ao Senhor e a Sua Igreja, para que, conforme Paulo nos ensina em 1Co.13.8, o amor jamais acabe e a obra continue e prospere.
Que Deus faça vocês prosperarem mais e mais e que na realização dessa obra vocês encontrem a realização de suas vidas.
Deus abençoe vocês!

O Dia da Mulher Presbiteriana

começou a ser comemorado a partir do Primeiro Congresso Nacional das SAF’s, em 1941, na Igreja Presbiteriana do Riachuelo/RJ. Ficou resolvido naquele Congresso adotar o segundo domingo do mês de fevereiro como o Dia da Mulher Presbiteriana. A data escolhida foi uma homenagem a D. Cecília Rodrigues Siqueira, esposa do saudoso Rev. Cícero Siqueira, que aniversariava. Cecília era a Secretária Geral do Trabalho Feminino, cargo em que permaneceu por mais de quinze anos consecutivos, de 1938 a 1954. Líder inconteste, o trabalho feminino sempre ocupou destacado lugar em seu ministério como mulher, mãe e esposa de pastor. Viajou por todo nosso imenso país, participando de Congressos, organizando SAF’s, Federações e Confederações Sinodais.
Quando deixou o cargo de Secretária Geral, o Supremo Concílio de 1954, reunido em Recife/PE, atendento ao pedido da Confederação Nacional do Trabalho Feminino, oficializou, então, o 2º domingo de fevereiro como o Dia Nacional da Mulher Presbiteriana.
                                       



                                       
O Dia do Homem Presbiteriano 

Em setembro de 1966 realizou-se em Campinas, SP, o 1º Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos, quando foi escolhido como “Dia do Homem Presbiteriano” o 1º domingo do mês de fevereiro.
Salmos 1.1   Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

1.2   Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
1.3   Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
1.4   Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
1.5   Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
1.6   Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Este salmo nos conta a história do homem que teme ao Senhor, como deve ser a história de cada homem presbiteriano.


No dia 14/fev/2016 a SAF /  UPH ofereceu um delicioso almoço em comemoração ao dia do Homem e da Mulher Presbiterianos na Igreja Presbiteriana de Itapema. 
Foi um ótimo momento de comunhão.

FOTOS DO EVENTO